Dom Antônio Zattera foi muito admirado pela comunidade pelotense. Teve uma vida tão intensa que teria rendido um belo roteiro para filme. Aos 44 anos, foi diagnosticado com câncer agressivo de estômago, tendo como estimativa poucos meses de vida. Ainda assim, chegou aos 88 de idade. Amava a velocidade; por isso, sofreu diversos acidentes de carro. Viajou o mundo todo com o objetivo de obter auxílio financeiro à execução de suas obras: foi nove vezes à Europa, três vezes aos Estados Unidos, foi ao Japão, conheceu os países árabes, e sempre voltou com muitas doações.  

Acompanhou, como padre capitão, as tropas da Revolução de 1930 rumo a São Paulo. Em uma de suas viagens, o avião quase caiu. “Meu filho, imagine-se de batina, metade do corpo do lado de fora, aquela ventania, e o pobre bispo deitado no corredor do avião…”, contou sobre a experiência certa vez. 

Além dessas, existem inúmeras outras histórias perdidas nas lembranças de quem com ele conviveu. Algumas são engraçadas, outras tristes, várias humanas, que enaltecem o poder da fé e também o poder da ação. Todas extremamente emocionantes. 

Logo abaixo, disponibilizamos algumas delas em arquivos de áudio. Na aba websérie, também é possível acessar os quatro episódios em vídeo comemorativos aos seus 120 anos.  

Padre Irineu Zattera

Dom Antônio Zattera foi tio avô do Padre Irineu. Neste áudio, o padre Irineu fala sobre a disposição de Dom Antônio para realizar os seus projetos. Lembra também o começo da vida de Dom Antônio Zattera como pároco.  

Padre Aldo Sérgio Lorenzoni

Dom Antônio era econômico. Foi um reitor sem salário e sempre que podia evitava gastar dinheiro sem necessidade. Padre Aldo lembra sobre esse aspecto de sua personalidade durante um viagem realizada a Brasília na década de 1960. 

Padre Aldo Sérgio Lorenzoni

A criação da Faculdade de Medicina foi um sonho capitaneado por Dom Antônio. Padre Aldo lembra neste áudio de aspectos curiosos sobre a implantação do curso. 

Padre Luiz Armindo Capone

O padre Capone relembra a devoção mariana de Dom Antônio e do seu rigor com o horário das refeições. Também fala sobre a vocação para cuidar de menores, conforme a fundação do Lar de Meninos de Jaguarão e o Instituto de Menores em Pelotas. 

Dom Jacinto Bergmann

O arcebispo da Arquidiocese de Pelotas comenta, a partir das obras sociais e educativas, sobre a missão de Dom Antônio Zattera em fazer o bem para as pessoas. 

José Carlos Pereira Bachettini Júnior

Atual reitor da UCPel, Bachettini conta como Dom Antônio o inspira na realização de suas tarefas diárias.

Lino de Jesus Soares

O professor Lino aborda sua relação com Dom Antônio Zattera a partir da fundação do curso de Matemática na Universidade Católica de Pelotas. No áudio, aborda ainda episódios sobre o salário de Dom Antônio como reitor e uma viagem dele à Europa para conseguir equipamentos para o curso de Engenharia. 

Moacir Vitorino Jardim

O médico Moacir relata sua participação enquanto professor no início do curso de Medicina da UCPel na década de 1960. Também trata da concretização de mais um sonho de Dom Antônio Zattera: o Hospital Universitário São Francisco de Paula. 

Padre Marcus Bicalho

O padre Marcus relata sua experiência na administração do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera e conta sua inspiração através dos ensinamentos de Dom Antônio Zattera, um homem à frente seu tempo.